Sobre trekking

A caminhada esportiva

A palavra “trek” significa migrar e possui alguns sinônimos: andar, caminhar, trilhar. Trekking é muito mais do que isso. É um esporte ou passeio saudável, geralmente praticado em grupo. É considerado o esporte mais acessível em termos financeiros, além de ser um dos esportes mais praticados. Seja para entrar em foma, relaxar ou para interagir com a natureza.

TREKKING DE UM DIA

Uma caminhada de um dia inteiro é uma das modalidades mais usadas no Brasil, principalmente para quem tem apenas o fim de semana para curtir a natureza. Descer ou subir um serra, ir de um município a outro é uma boa pedida.

TREKKING DE LONGA DISTÂNCIA

Um ponto de partida e um ponto de chegada, esse é o modo exemplificado desta competição.
Contudo não existe uma competição. Geralmente, são praticados por grupos com equipamentos e alimentações para pernoitarem. Um dia é muito pouco para a duração deste trekking. Chega a ser considerada um expedição pela longa distância e tempo percorrido.

TREKKING EM COMPETIÇÃO – VELOCIDADE

É uma modalidade em que vence quem for o primeiro a cruzar a linha de chegada. 
Essa modalidade está crescendo muito rápido no Brasil e em 2012 vai acontecer o primeiro Circuito Gaúcho .. Participe!
TREKKING EM COMPETIÇÃO – REGULARIDADE

Nesta modalidade conhecida como enduro a pé, a organização pré-determinada o caminho a ser percorrido. O treker não conhece o percurso. Ele recebe uma planilha com indicações e referências por onde se deve passar. O segredo dessa competição não é ser o primeiro a chegar, mas andar de acordo com a velocidade média estipulada, assim marcando pontos pelos PC’s por onde passam.

EQUIPAMENTOS BÁSICOS

Mochila, cantil, apito, lanterna, saco de dormir ou barraca, kits de primeiro socorros, roupas extras, sacos para lixo, alimentos energéticos.

ONDE PRATICAR

No litoral é sempre uma ótima opção, as reservas ecológicas, parques nacionais, percursos entre um município a outro e ate de um Estado a outro.

DICAS

Avise alguém aonde você vai e que tempo vai passar. Nunca faça trekking sozinho, é mais interessante e aconselhável na companhia de amigos.
Aprenda a usar uma bússola ou GPS da mais autonomia e confiança no percurso.
Informe-se sobre o grau de dificuldade da trilha e a distância a ser percorrida.
Respeite seus limites e a natureza.
Interaja com as comunidades visitadas, conheça seus costumes e sua cultura.
Não abrir trilhas, trazer o lixo produzido, não trazer flores, plantas ou animais das áreas visitadas.