Dicas de Indiada



Quando você faz exercícios de maneira constante durante uma hora, seu corpo perde mais água do que é capaz de produzir e, se não houver reposição, você se desidrata e prejudica sua saúde. Portanto, é preciso ingerir a água que o seu organismo gasta todas as vezes que você estiver na academia fazendo suas aulas. E mais ainda durante o calor do verão, ou caso a sua prática esportiva aconteça ao ar-livre, em dias de sol.

Um estudo de 2006 indicou que metade das pessoas que frequentam academias iniciam atividade física já desidratadas. Após a atividade física prolongada, pode-se perder um ou dois quilos, mas isso não significa uma redução de gorduras. Quando perde-se peso pós exercício, significa perder fluídos que o seu corpo necessita para funcionar correctamente, pelo que é essencial repô-los antes, durante e depois da atividade física.

O que beber
·                     Água - Apesar de a água fornecer fluidos essenciais para o funcionamento do corpo, estudos recentes demonstram que pessoas ativas e atletas apenas repõem metade dos fluidos perdidos durante o exercício físico, quando optam por beber água.
·                     Bebidas desportivas - Possuem electrólitos, incluindo sódio e potássio, que repõem o que se perdeu através do suor. Estudos demonstram que os atletas e desportistas bebem necessariamente mais, se se tratar de uma bebida aromática do que água. Consequentemente estarão melhor hidratadas. As bebidas desportivas contêm hidratos de carbono (favorecem a reposição do glicogénio muscular) e ajudam a resistir à fadiga. Procure uma bebida desportiva com 6% de hidratos de carbono (14g por 240ml), o nível recomendado para reabastecer o corpo em atividade.
Quando beber
·                     Antes do exercício – 500 a 600 ml duas a três horas antes da actividade física e beber 250-300ml adicionais de fluidos 10 a 20m antes do inicio da prática desportiva.
·                     Durante o exercício – 250-300 ml (cada 15m)
·                     Depois do exercício – Beber pelo menos 125 ml por cada 100g perdidos nas 2 a 3 horas seguintes ao exercício físico.

Conselhos adicionais sobre hidratação:
·                     Quando estiver activo, não confie na sua sede.
·                     Com o corpo quente e suado, o seu mecanismo da sede pode “desligar-se” cedo demais, enganando-o e levando-o a acreditar que não necessita de mais líquidos.
·                     Os fluidos não são absorvidos mais rapidamente se consumidos frios ou à temperatura ambiente. Isto significa que a temperatura não afecta a absorção dos fluidos e pode ser bebida à temperatura que mais apreciar. Para a maioria das pessoas que faz exercício físico, a preferência recai sobre bebidas frescas.

Verifique a cor da sua urina
·                     Se a cor for escura, da cor de chá, significa que está desidratado. Se for da cor da limonada, isso indica que está a hidratar-se corretamente.

Fonte: Discovery BR – extraído do blog



      POR QUE NÃO DEVEMOS PRATICAR EXERCÍCIOS EM JEJUM 

Atividade física em jejum. Fazer ou não fazer???


Quem pensa que praticar atividade física em jejum é bom para queimar as gordurinhas, está terrivelmente enganado.

Você sabia que para perdermos gordura precisamos da presença do carboidrato? Sem ele as gorduras ficam, e quem vão embora são nossos músculos! É a velha história de ficar mais leve, porém mais gordo.

Portanto, não se esqueça: não acorde e vá direto malhar sem antes tomar café da manhã, nem pratique qualquer atividade se estiver há um longo período sem comer. Além de não queimar as gordurinhas, o rendimento será menor e também podem ocorrer tonturas e desmaios.

Cuide-se!

Charline Tormen
Nutricionista Esportiva, Estética, Personal Diet e Nutrigenômica
contatos: (51) 9896-3310 / 3237-4965
(54) 9124-0490
email: 
charline.tormen@gmail.com
http://nutricionista-charline.blogspot.com




DICAS BÁSICAS PARA TREKKING

Uma atividade tão antiga quanto a humanidade foi redescoberta: caminhar. E não estamos falando de passear no shopping ou de ir a pé para o trabalho. A versão moderna da caminhada é chamada de trekking e tornou-se uma atividade tão popular no Brasil que existem até associações e campeonatos organizados da modalidade. Os mais de 300 000 brasileiros adeptos do esporte se autodenominam, com orgulho, de trekkers. Para entrar nessa categoria, não há limites de idade ou necessidade de preparo físico especial. Basta a disposição. O trekking consiste em sair andando em grupo a fim de explorar a natureza ou cumprir um roteiro. O que conta é a experiência vivida durante o trajeto: a paisagem, a emoção de perder a trilha e depois reencontrá-la, o desafio físico de alcançar o pico de um morro e a possibilidade de ajudar um companheiro a transpor um obstáculo. É um misto de aventura, esporte e turismo.

1.      CUIDADO COM OS PÉS: Use algo para lubrificar os pés e evitar a abrasão; pode ser vaselina, Hypoglós, que podem ser passados dentro da meia. Ou até mesmo sabão, que é antiséptico e pode ser útil quando a pele começa a sair e acaba por evitar infecção.
2.      Tênis: Item importantíssimo. Nunca utilize um calçado (bota, tênis) novo na caminhada, se necessário use-os antes de caminhar. Uma bolha no pé pode retardar sua caminhada ou mesmo inviabilizá-la.
3.      Roupas folgadas e confortáveis são eficientes e ajudam no desempenho.
4.      Use o Trekking Pole (bastão de caminhada) para diminuir o máximo de peso nos pés.
5.       Lixo:  você é responsável pelo seu lixo! Lembre-se de trazer de volta tudo o que levar.
6.      Beba  água: O homem pode sobreviver aproximadamente um mês sem comida, mas somente alguns dias sem água. Você deve encontrar água a todo custo; a umidade das plantas ajuda a hidratar. A 32 graus centígrados pode-se viver sem água entre cinco e sete dias. A 15 graus pode-se viver entre oito e dez dias. - Dr. William Forgey – autor de Wilderness Medicine.
7.      Tire a roupa molhada e se aproxime de quem estiver do seu lado. Compartilhar o calor corporal pode salvar a sua vida. – Evite a Hipotermia. Larry and Saul - À Deriva.
8.      Se sua caminhada é noturna  leve equipamentos par sua segurança, lanternas, pilhas sobressalentes, alimentação quente e roupas adequadas para o frio...
9.      Use protetor solar, protetor labial, bonés, lenços para a parte posterior do pescoço, além de camisas e calças especiais. Mesmo que o sol e o calor não pareçam intensos, devem ser evitados ao máximo. Suas ações são acumulativas e perigosas. O Aventureiro pode se tornar um candidato a queimaduras, desidratações graves e/ou hipertermia.
10.  Atitudes como não fazer uma fogueira, mas usar um fogareiro, ou armar uma barraca sobre pedras e não sobre vegetação para não degradá-la podem fazer toda a diferença se considerado o volume de pessoas que fazem as mesmas atividades nos mesmos locais durante décadas.